segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pulgas !

Boa tarde pessoal , tava aqui pela internet de bobeira e lendo sobre doenças etc ... e resolvi que vou começar a postar dicas de como evitar pulgas , carrapatos , doenças em geral em nossos bichinhos , nada melhor doque umas dicas pra nos ajudar né ? então vamos lá .. hoje vou postar sobre as pulgas .
Oque são as pulgas ?
São insetos ectoparasitas hematófagos do homem e de outros animais de sangue quente.

As espécies mais importantes são: Pulga do homem (Pulex irritans), pulga do gato (Cetenocephalides felis) e a pulga do cachorro (Cetenocephalides canis).

A pulga dos ratos (Xenopsylla cheopis) é a mais perigosa para o homem, sendo um dos vetores da peste bubônica ou peste negra.

Outra espécie de caráter importante é a pulga da galinha (Echidnophaga gallinacea).

Medidas preventivas para controle de Pulgas ..

1 - Retirar o acúmulo de poeira e detritos em frestas de assoalho, carpetes, tapetes, etc ...
 2 - Manter o assoalho e as junções do rodapé, calafetados e encerados, pois a cera tem efeito desalojante.
 3 - Adotar medidas de prevenção e controle de roedores, para evitar instalação por pulgas provenientes dos mesmos.
 4 - Cuidar da higiene dos cães, gatos e outros animais domésticos, mantendo sempre limpos seus locais de repouso

Esses bichinhos pequenos não tem aparência ruin mais na verdade eles trazem muitas doenças principalmente de pele ..

Doenças Causadas Pelas Pulgas ;*

Dermatite alérgica à picada de pulgas: é uma das alergias mais comuns nos cães e gatos. É um problema que pode ser transmitido dos pais para os descendentes. A saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal, desencadeando um prurido (coceira) muito intenso. Queda de pêlos, feridas, descamação e mau cheiro são sinais clínicos freqüentes. Pode se desenvolver uma infecção na pele (piodermite). O tratamento é feito com antialérgicos, antibióticos (em muitos casos) e cicatrizantes. Como em qualquer outra alergia, não existe cura, apenas o controle. Os animais que desenvolvem a dermatite alérgica apresentam os sinais mesmo com pequenas infestações por pulgas. Assim, o combate ao parasita tem que ser intenso e é o único meio de se controlar a doença.
Verminoses: a pulga pode transmitir vermes a cães ou gatos. O mais comum é o Dipylidium caninum, que causa diarréia com muco e sangue. Os vermes têm aspecto de grãos de arroz quando encontrados mortos nas fezes ou pêlos, próximos à região do ânus do animal. Em grandes quantidades, o verme pode causar ataques convulsivos, uma vez que secreta uma toxina que age sobre o sistema nervoso. Todo animal que teve uma infestação por pulgas deve ser vermifugado.
Anemia: a pulga se alimenta de sangue. Assim, se o animal tiver uma grande infestação por um tempo prolongado, ele poderá apresentar um quadro anêmico. Animais jovens ou idosos são mais susceptíveis. A anemia tornará o cão letárgico e inapetente. De nada adianta tratar a anemia se o animal continuar infestado pelas pulgas.
Estresse: os animais podem ficar estressados mais irritados, e às vezes agressivos, quando infestados por pulgas. A coceira intensa pode fazer com que o animal pare de se alimentar e perca peso. Animais cardíacos ou com alterações na coluna (calcificações ou “bico de papagaio”) podem ter o problema agravado pelo esforço constante em se coçar, chegando a ficar exaustos e ofegantes.
Transmissão de vírus: acredita-se que as pulgas possam transmitir vírus de um animal doente para outro sadio. Dependendo da carga (quantidade) de vírus que a pulga “carregue” e a capacidade infectante dos mesmos, o animal poderá desenvolver a virose.
Assim, você já percebeu que há motivos de sobra para combatermos as pulgas, que não só irritam o animal, como podem causar danos a saúde dos nossos amigões !
Espero que tenham gostado ! beijos ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário